Frases de Sabedoria

Frases de Sabedoria

24 de julho de 2011

Terminologia Complexa

Como alguns devem saber, fui operador de call center durante muitos anos, trabalhando em várias empresas e produtos. O caso que contarei a seguir ocorreu quando prestava atendimento de suporte técnico para uma empresa de banda larga muito famosa em São Paulo, em meados de 2003, quando o Windows XP era praticamente novo ainda. Ocorre que quando alguém assinava o serviço de banda larga, recebia um kit de auto-instalação, que continha o modem, micro-filtros para retirar o ruído da linha telefônica e um CD de instalação. Por praxe, sempre perguntávamos o sistema operacional para orientar a instalação, em casos de dúvidas, e o XP dispensava o uso do disco por ter suporte nativo a conexão banda larga. Com isso em mente, segue o diálogo travado abaixo: 

 
- Central de relacionamento, meu nome é Rodrigo, boa noite. 

- Boa noite. Chegou aqui o meu kit de instalação, e eu queria um auxílio para poder instalar.

- Pois não. Já conectou o modem ao computador?

 - Conectei sim. Só preciso instalar agora no micro. 

- Perfeito. Qual o sistema operacional que o Sr. usa?

 - O que é isso? 

- Qual o Windows que tem no computador do Sr.? o Windows 95, 98 , XP...?

 - Ah! Tenho o XP. 

- Perfeito, Sr. O Windows XP não precisa do CD de instalação, podemos configurar o acesso diretamente nele.

 - E como faço isso, então? 

- Ok, se o Sr. estiver em frente ao computador, posso ir orientando passo-a-passo.

- Estou na frente dele sim. Que que eu faço? 

- Peço que clique no botão "Iniciar" e entre na opção "Painel de Controle". 

- Vai com calma, amigo. Não vem com esses termos técnicos para cima de mim, não!!

- Sr., botão "Iniciar". Canto inferior esquerdo da tela. Está escrito "Iniciar" em cima dele. Não tenho como chamá-lo por outro nome. 

Depois disso, a ligação misteriosamente caiu (Não, eu nunca derrubei nenhum cliente), e fiquei sem saber se ele achou o botão "Iniciar"...

Um comentário:

  1. É... pra quem não sabe, o Monio nunca perdeu essa mania de usar palavras difíceis...

    ResponderExcluir